Home Fale conosco
A UCP Unidades Pós-Graduação / MBA Qualificação Profissional Locação de Salas Inscreva-se
 
MBA em Comunicação Empresarial
   
Carga Horária Periodicidade e horários
360 horas Sábados quinzenais, de 8h30 às 17h30(20 meses)
 
Objetivos
 
 
Promover a qualificação de profissionais de áreas diversas a utilizarem ferramentas de comunicação estratégica e de relações públicas para construção e fortalecimento da imagem e da identidade de uma organização. Promover também a qualificação de profissionais na ampliação de técnicas e estratégias de relacionamento com os stakeholders – diversos públicos de interesse da organização.
 
Coordenação Acadêmica
Marcella Vieira;
• Atua como consultora sênior na Comunicação Interna da TIM Brasil
• De 2009 a 2013, atuou como jornalista e relações públicas na Gerência Geral de Comunicação Institucional da Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras
• Foi assistente dos cursos de MBA da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro
• Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes – AVM Faculdade Integrada
• Graduação em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- Graduação em Jornalismo pela Universidade Candido Mendes
• Foi professora da graduação em Jornalismo da Faculdade CCAA
• Palestrante convidada em cursos de pós-graduação e graduação da UniCarioca, no Rio de Janeiro, e da Unime na Bahia<
• Tem experiência em assessoria de imprensa e redação, com trabalhos como freelancer para jornais, revistas e sites. Foi repórter de economia do diário online Setorial News Energia, especializado na cobertura das áreas de petróleo, gás, energia e biocombustíveis.
 
Público-alvo
 
 

Graduados em Comunicação Social, Marketing, Administração e em qualquer área do conhecimento interessados em Comunicação Empresarial. Profissionais de nível superior que atuam nas áreas de Comunicação, Administração, Marketing, Gestão e Recursos Humanos em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.

 
Programa
   

MARKETING (20h)
Conceitos e ferramentas de marketing. Marketing social e político. Conceitos de marketing digital. Consumo e globalização. Gestão estratégica de marketing. Planejamento de marketing nas organizações. Marketing com ênfase no planejamento mercadológico. Técnicas para a definição do negócio. Segmentação de mercados. Análise do ambiente.


   

ORGANIZAÇÕES: MARCA, IDENTIDADE E IMAGEM (20h)
Conceito de organização. Teoria das organizações. Governança corporativa. Definição e mapeamento de stakeholders. Imagem corporativa. Identidade corporativa.
Cultura e estruturas organizacionais. Gestão e valor da marca.


   

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA (20h)
O processo comunicativo nas organizações. Tipos de comunicação nas organizações. As redes, os fluxos e as barreiras de comunicação. Comunicação dirigida. Comunicação massiva. Comunicação formal. Comunicação informal.


   

COMUNICAÇÃO INTERNA (30h)
Relacionamento com público interno. Ambiente, clima e cultura. Gestão da Comunicação Interna. Veículos de comunicação interna. Comunicação interna como parte da Comunicação Integrada. Comunicação interna nas empresas públicas. Integração com áreas de Recursos Humanos. Informação e contrainformação. Endomarketing. Relações sindicais.


   

JORNALISMO EMPRESARIAL (20h)
A linguagem empresarial. Produção de conteúdo para diferentes mídias e veículos. A apuração jornalística nas organizações. Fontes nas organizações. Produção de textos empresariais. Cobertura de eventos corporativos. Redação em assessoria de imprensa. Uso de novas tecnologias. Acordo ortográfico vigente.


   

AS RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES (20h)
Fundamentos, abrangência e funções das relações públicas. As relações públicas como parte da comunicação integrada. Planos, projetos e programas de relações públicas. Planejamento de relações públicas nas empresas. As relações públicas e o terceiro setor. Pesquisas e auditorias em relações públicas. Pesquisa de mercado e opinião pública.


   

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COMUNICAÇÃO (30h)
Conceituação, natureza e abrangência do planejamento. Formulação do planejamento estratégico. Princípios, processos e formulação do plano estratégico de comunicação organizacional. Estruturas organizacionais. Pesquisas e auditorias em comunicação organizacional e relações públicas. Pesquisa institucional. Tipos de auditorias.


   

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E COMUNICAÇÃO POLÍTICA (20h)
Conceitos de privado, público estatal e público não estatal. O setor público e os meios de comunicação. Definições e variações de comunicações pública, política e governamental. Diferenças em relação ao marketing político.


   

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO (20h)
Conceitos de mensuração. Planejamento: metas, prazos e investimentos. Indicadores. A importância da pesquisa como ferramenta de mensuração de resultados. Métodos de avaliação e abordagem. Modelos de mensuração. Mensuração de resultados em Comunicação Interna e Reputação.


   

COMUNICAÇÃO NO TERCEIRO SETOR (20h)
Terceiro setor: conceitos e definições. Crescimento e importância do terceiro setor nas sociedades contemporâneas. Participação cidadã e construção da cidadania nas organizações. Oportunidades e desafios da comunicação no terceiro setor: em busca da sustentabilidade.


   

ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO COM A MÍDIA (20h)
Assessoria de imprensa. Rotina e características das assessorias de imprensa e das redações. Técnicas de divulgação. Mídia espontânea. A importância do media training. Relacionamento com a imprensa na era digital.


   

GESTÃO DE CRISE (20h)
Tipologia de crises. Classificação dos riscos causados pela crise. Cultura de prevenção de crises. Definição e banalização da crise. Comitê de crise. Impactos da crise. O porta-voz. A crise e a relação com a imprensa. Cobertura da crise. Impactos sobre o público interno. Casos históricos.


   

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (20h)
Envolvimento e engajamento dos públicos. Calendários corporativos. Cerimonial. O mestre de cerimônias. Diferentes etapas do evento. Redação Empresarial. Precedências.


   

COMUNICAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (20h)
O planejamento estratégico com foco na sustentabilidade. Novas ideias institucionais baseadas na sustentabilidade. Relações entre comunicação e sustentabilidade. A cidadania empresarial: a organização e os princípios sustentáveis. Patrocínios e campanhas sociais. Incentivo ao voluntariado. Indicadores e balanço social.


   

COMUNICAÇÃO NAS REDES E MÍDIAS SOCIAIS (20h)
Fundamentos das redes sociais. Comunicação institucional nas redes. Uso de mídias sociais dentro das organizações. Estratégias de comunicação nas redes sociais. Content Marketing. Aferição de resultados.


   

SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E DIDÁTICA DO ENSINO (20h)
Palestras ministradas por profissionais de comunicação (convidados) de diferentes tipos de organizações. Apresentação de seminários de comunicação empresarial em sala de aula pelos alunos.


   

METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
Introdução à pesquisa. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa/ projeto de pesquisa/ trabalho de conclusão de curso (TCC).

Fundamentação Legal e Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação - Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Investimento
Unidade

24 parcelas

*Valor até o dia 10

Valor da Mensalidade
 
Rio de Janeiro
 
R$ 289,80
R$ 414,00

* Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês. 
Para pagamento à vista: desconto de 35% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição
- Petrópolis, Rio de Janeiro, Macaé R$ 90,00
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• 2 Fotos 3x4
 
 
Calendário de Cursos
Petrópolis | Rio de Janeiro | Macaé | Volta Redonda | São Paulo | Vitória
Notícias

 
Área Restrita
Área do Aluno | Área do Professor