A UCP UNIDADES PÓS-GRADUAÇÃO/MBA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INSCREVA-SE  
 
 
Pós-Graduação em Administração, Supervisão,
Orientação Educacional e Pedagógica
   
Carga Horária Periodicidade e horários
360 horas
Sábados quinzenais, de 8h30 às 17h30 (20 meses)
 
Objetivos
 
 
Capacitar profissionais para atuar na Gestão Escolar visando planejar, implementar, supervisionar, orientar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas nos espaços pedagógicos, habilitando-os também ao magistério superior.
 
Coordenação Acadêmica
Edith Maria Marques Magalhães

• Doutoranda em Educação;
• Mestre em Educação;
• Pós-Graduada em Administração Escolar e Docência do Ensino Superior;
• Graduada em Matemática e Pedagogia;
• Secretária Escolar.

Programa
   

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (20h)
1. Psicologia e suas origens históricas. Psicologia e Educação - correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na Educação
2. A construção do conhecimento e a dimensão interacionista histórico-social no desenvolvimento humano
3. O funcionamento da inteligência e da afetividade sob a ótica da teoria psicogenética de Jean Piaget, sócio-interacionista de Lev Vygotsky e psicogenética de Henry Wallon
4. Estudos Pós-Piagetianos: Aprendizagem Significativa e as IM
5. Enfoques da Aprendizagem na Educação Escolar


   

CONCEPÇÕES DOS SABERES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (20h)
1. Teoria do Saber Docente
2. Principais Tipologias e Classificações: Shulman, Shon, Tardif e Gauthier
3. Saberes Docentes e Formação Inicial e Continuada de Professores
4. A atividade Docente .Os Professores Enquanto Sujeitos do Conhecimento


   

ENSINO E AS NOVAS TECNOLOGIAS (20h)
1. O papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Novo Cenário Educacional do Mundo Globalizado
2. O papel da Informática e do computador na gestão da educação, no ensino e na administração de escolas
3. Custos e benefícios, privacidade e questões éticas no uso da informática na educação e na sociedade


   

AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL (20h)
1. Avaliação em Larga Escala: características, instrumentos e dados estatísticos
2. Autoavaliação Institucional: definição, propostas, dimensões, indicadores e práticas. Avaliação da Aprendizagem: conceitos, finalidades, princípios e práticas
3. Planejamento Escolar: bases conceituais, o projeto político pedagógico e a intervenção na realidade escolar


   

POLÍTICAS PÚBLICAS E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES (20h)
1. A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. O Sistema Escolar: níveis e modalidades de ensino
2. Paradigmas da Educação e da Gestão Educacional. Estudo das Políticas Educacionais Recentes no Brasil


   

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
1. Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos
2. Ciclo de Vida de um Projeto
3. Análise de Investimentos
4. Indicadores Econômicos de Projetos e Custos


   

DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (20h)
1. Didática e Educação. Didática: teoria da instrução e do ensino
2. Os Processos de Ensino
3. O que é Currículo?


   

LIBRAS: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (20h)
1. A língua da modalidade visual e gestual da Comunicação Surda. Conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e de Cultura Surda. A Linguagem Brasileira de Sinais – bases legais e conceituais


   

PEDAGOGIA DA INCLUSÃO E SUAS PERSPECTIVAS (20h)
1. Inclusão Social: Análise da dialética exclusão/inclusão
2. A Perspectiva da Inclusão sob o ponto de vista da construção de Culturas, Políticas e Práticas Inclusivas
3. A Escola e o Processo de Inclusão Social
4. A Produção de um Plano Inclusivo de Desenvolvimento da Escola


   

COTIDIANO ESCOLAR: CENÁRIO DE PARTICIPAÇÃO INTERNA E EXTERNA (20h)
1. O Cotidiano Escolar: uma prática social em construção
2. Gestão Educacional - Supervisão e Orientação: trabalho integrado
3. Gestão de Pessoas: motivação e liderança
4. Ética e Educação: relações interpessoais no trabalho e liderança
5. A Práxis da Gestão Educacional: interfaces com a comunidade escolar


   

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EDUCACIONAIS (20h)
1. Conceito de Texto e Contexto
2. Os Tipos e os Gêneros Textuais
3. Fatores de Textualidade Envolvidos na Construção do Sentido
4. Organização e Constituição das Ideias do Texto
5. Estruturação do Texto e do Parágrafo. Coesão e Coerência


   

PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (30h)
1. Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico: políticas públicas e projeto pedagógico
2. Projeto Político-Pedagógico: a autonomia coletivamente construída na escola
3. Participação e Gestão Democrática Escolar: conceitos, potencialidades e possibilidades de gestão democrática na educação
4. Atividades da Organização: marketing, finanças, produção, recursos humanos Modalidades de participação da comunidade escolar numa construção da escola ideal


   

PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM SUPERVISÃO ESCOLAR (30h)
1. Supervisão Escolar: evolução histórica e perspectivas
2. Formação do Supervisor Escolar: uma opção política
3. A política Educacional e a Importância das Ações do Supervisor nos Trabalhos com Projetos
4. Paradigmas de Avaliação Emancipatória e a Ação Supervisora: cidadania e espaço público
5. Atuação do Supervisor Educacional: áreas, atribuições e princípios éticos


   

PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (30h)
1. Orientação Educacional e suas Origens
2. As Atribuições do Orientador Educacional na Educação Básica
3. O Planejamento em Orientação Educacional e sua correlação com o projeto pedagógico da instituição de ensino: planos, projetos e programas


   

PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA (30h)
1. Orientação Pedagógica e suas Origens. As atribuições do Orientador Pedagógico na Educação Básica. Vivenciando o Cotidiano Escolar: da teoria a prática


   

METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
1. Introdução à pesquisa
2. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico
3. Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC

 
Fundamentação Legal e Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação - Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Investimento
Unidade

24 parcelas

*Valor até o dia 10

Valor da Mensalidade
 
Rio de Janeiro
 
R$289,80
R$ 414,00

* Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês. 
Para pagamento à vista: desconto de 35% no valor total do curso.
** Desconto valido para novas matriculas.

 

Taxa de Inscrição
- Petrópolis, Rio de Janeiro, Macaé  R$ 90,00
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• 2 Fotos 3x4
 
   

     
Petrópolis
Rio de Janeiro
Macaé
Ensino a Distância
  Área do Aluno
Área do Professor