A UCP UNIDADES PÓS-GRADUAÇÃO/MBA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INSCREVA-SE  
 
 
ENGENHARIA DE COMISSIONAMENTO
EM CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DE
INSTALAÇÕES CIVIS E INDUSTRIAIS
   
Carga Horária Periodicidade e horários
360 horas
Sábados quinzenais, de 8h30 às 17h30 (20 meses)
 
Objetivos
 
 
O curso proporcionará ao participante conhecimento multidisciplinar dos conceitos e técnicas aplicadas ao Planejamento e Gerenciamento de Comissionamento e partida de plantas industriais apresentando a metodologia do processo e as ferramentas utilizadas para a execução das atividades de comissionamento, considerando os aspectos gerenciais, técnicos e de segurança de processo, de forma clara e objetiva. O curso habilitará aos concluintes ao magistério superior no Sistema Federal de Ensino.
 
Coordenação Acadêmica
ALEXANDRE GUIMARÃES
• Engenheiro de Mecânico ;
• MBA em Gestão Empresarial ;
• MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás e Gerência de Energia ;
• Consultor Técnico de Engenharia - PETROBRAS
.
Programa
   
1. Gestão de Comissionamento
Compreender as principais técnicas e práticas da gestão de comissionamento utilizadas pelo mercado. Introdução à gestão do comissionamento, Conceitos fundamentais do comissionamento, Etapas do processo de gestão do comissionamento, Planejamento da gestão do comissionamento, Normas e padrões de comissionamento na indústria, Ferramentas de controle do comissionamento.

   
2. Gerenciamento de Projetos I
Compreender as principais técnicas e práticas de gerenciamento de projetos baseadas no PMBOK® (Project Management Book of Knowledge). Introdução ao Gerenciamento de Projetos, Gestão de Escopo, Gestão de Tempo, Gestão de Custos, Gestão de Riscos, Gestão de Partes Interessadas.

   
3. Gerenciamento de Projetos II
Compreender as principais técnicas e práticas de gerenciamento de projetos baseadas no PMBOK® (Project Management Book of Knowledge). Gestão da Comunicação, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Integração, Gestão de Aquisições com ênfase em contratação, Metodologia Front End Loading (FEL): Fundamentos, Aplicação, Vantagens, Fases, etc.

   
4. Processos industriais
Propiciar conhecimentos sobre conceitos fundamentais de processos industriais. Conceitos Básicos, Classificações dos Sistemas, Fluxos Especiais em um Processo, Controle de Processo: Instrumentação e Automação, Materiais de Construção.

   
5. Planejamento e Engenharia de Comissionamento
Propiciar conhecimentos sobre a preparação de documentação técncia relativa a engenharia de comissionamento, tais como: determinação de SOPs/SSOPs em P&Id e fluxogramas, identificação de lista de itens, preparação de rede de precedências, histogramas de mão de obra e materiais, preparação de planos de gestão de pendências, preservação, comunicação, e complilação de documentação para o Manual de Comissionamento do Projeto.

   
6. Gestão de Registros e Documentação Técnica
Compreender as principais técnicas de elaboração e organização de documentação técnica (registros, certificados, atas, procedimentos, etc.). Elaboração de documentos técnicos, Elaboração de pastas de registro (databooks, pastas de SOPs/SSOPs), Conceito de rastreabilidade.

   
7. Construção, Montagem e Instalação de Equipamentos
Identificação e detalhamento das fases de Construção, Montagem e Instalação, administração e operação de almoxarifados em canteiros de obras, movimentação de carga, integridade de equipamentos, pinturas, soldagem, verificação de construtibilidade de instalações.

   
8. Inspeção de equipamentos
Compreender as principais técnicas e métodos de inspeção de equipamentos industriais visando a qualidade do produto final. Tipos de inspeção, Métodos e técnicas de inspeção, Diligenciamento em fabricantes, Conceitos de hold points e withness points, Inspeção de recebimento de equipamentos industriais, Inspeção de completação mecânica em subsistemas.

   
9. Inspeções para Completação Mecânica de Subsistemas Operacionais
Estabelecer as relações com os demais macro processos do empreendimento, integrando as atividades de comissionamento com as relacionadas a construção e montagem garantindo o registro das verificações e certificações com o objetivo de atingir a completação mecânica dos subsistemas operacionais. Conceitos de sistemas e subsistemas operacionais (SOPs e SSOPs), Conhecimento sobre a conceituação de itens comissionáveis, Conceito de planejamento integrado com a construção e montagem de SOPs e SSOPs, Conceito de rede de precedências integrada de SOPs e SSOPs com o planejamento construtivo de uma unidade industrial, Plano de Inspeção e Testes de equipamentos com foco na certificação de completação mecânica de SOPs e SSOPs.

   
10. Preservação e testes de equipamentos dinâmicos
Conhecer as boas práticas de preservação e testes de equipamentos dinâmicos durante o comissionamento de uma unidade industrial ou edificação. Tipos de equipamentos dinâmicos (bombas, compressores, turbinas, etc.), Preservação e testes de desempenho em bombas (centrífugas, alternativas, rotativas, etc.), Preservação e testes de desempenho em ventiladores e sopradores, Preservação e testes de desempenho em turbinas a gás e a vapor, Preservação e testes de desempenho em compressores (centrífugos, alternativos, rotativos, etc.), Preservação e testes funcionais em máquinas de elevação e transporte (correias transportadoras, pontes rolantes, etc.), Outros equipamentos dinâmicos.

   
11. Preservação e testes de equipamentos elétricos e redes
Conhecer as boas práticas de preservação e testes de equipamentos elétricos e redes durante o comissionamento de uma unidade industrial ou edificação. Tipo de equipamentos elétricos (motores, geradores, transformadores, painéis), Testes de isolação e continuidade em malhas elétricas, Preservação e testes em painéis elétricos (incluindo conversores de frequência), Preservação e testes em motores elétricos, Preservação e testes em geradores elétricos, Preservação e testes em transformadores, Outros equipamentos elétricos (chaves de potência, fontes, bancos de baterias, bancos de capacitores).

   
12. Preservação e testes em instrumentação, automação e controle
Conhecer as boas práticas de preservação e testes em instrumentação, automação e controle durante o comissionamento de uma unidade industrial ou edificação. Tipos de instrumentos, Simbologia técnica em instrumentação, Preservação e testes em instrumentos analíticos (ph, condutividade, gases, etc.), Preservação e análise de desempenho dos instrumentos de medição de vazão, pressão, temperatura e nível, Calibração de instrumentos de medição de vazão, pressão, temperatura e nível, Preservação e testes em válvulas (controle e segurança), Testes de malhas de automação e controle, Preservação e testes em redes industriais.

   
13. Preservação e testes de equipamentos estáticos e tubulações
Conhecer as boas práticas de preservação e testes em instrumentação, automação e controle durante o comissionamento de uma unidade industrial ou edificação. Tipos de instrumentos, Simbologia técnica em instrumentação, Preservação e testes em instrumentos analíticos (ph, condutividade, gases, etc.), Preservação e análise de desempenho dos instrumentos de medição de vazão, pressão, temperatura e nível, Calibração de instrumentos de medição de vazão, pressão, temperatura e nível, Preservação e testes em válvulas (controle e segurança), Testes de malhas de automação e controle, Preservação e testes em redes industriais.

   
14. Engenharia de Confiabilidade
Compreender as noções básicas da engenharia de confiabilidade, demonstrando a sua importância em projetos, operação e manutenção de unidades, equipamentos e sistemas industriais. Introdução à confiabilidade, Métodos de análise de falhas e defeitos, Confiabilidade humana, Manutenção centrada na confiabilidade, Análise de riscos, Legislação, normalização e padronização de confiabilidade.

   
15. Teste de Performance de Subsistemas Operacionais
Compreender as técnicas de planejamento, execução e registro de testes de performance em sistemas/subsistemas operacionais. Conceito de teste de performance em SOPs/SSOPs, Critérios para aceitação de testes de performance, Parâmetros de medição em testes de performance, Exemplos de procedimentos de testes de performance.

   
16. Partida de Sistemas Operacionais e Transferência de Instalações
Compreender as técnicas de planejamento, preparação, registros e tratamento de pendências para a transferência operacional da instalação.Conceito de partida de instalações, Conhecimento do escopo do projeto e plano de gestão de pendências, Parâmetros e conceituação de atendimento aos requisitos legais para entrega da instalação, Análise de casos e exemplos de empreendimentos entregues (positivos e negativos).

   
17. Operação Assistida e Garantia da Operabilidade
Planejar e dimensionar as atividades de Operação Assistida, provendo suporte técnico ao operador da instalação de modo a evitar falhas e danos operacionais a instalação durante o período de estabilização da produção. Planejamento das atividades de Operação Assistida, Acompanhamento do Plano de Transferência, Aplicação do Plano de Gestão de Pendências, e correção de falhas operacionais 4. Aplicação de Listas de Verificações para a Garantia da Operabilidade da Instalação.

   
18. SMS e legislação aplicada ao Comissionamento
Compreender as práticas integradas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS) aplicadas ao processo de comissionamento. Introdução à gestão de SMS (segurança, meio ambiente e saúde), Gestão de energias para a execução de atividades de campo de comissionamento, Normas ambientais (IBAMA, ISO 14000, etc.) relacionadas ao comissionamento, Norma regulamentadora NR-13, Norma regulamentadora NR-10, Regulamentações da ANP (Agência Nacional de Petróleo) relativas ao comissionamento, Normas e regulamentações internacionais que impactam no comissionamento.

   
19. Sistemas de Qualidade para o Comissionamento
Compreender os fundamentos da gestão da qualidade aplicadas ao comissionamento. Introdução aos Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão da Qualidade Total (GQT), Ferramentas da Qualidade aplicadas ao comissionamento, Aplicação de Listas de Verificação para comissionamento, Registro e tratamento de não-conformidades e pendências relacionadas ao comissionamento.

   
20. Metodologia da Pesquisa
Introdução à pesquisa. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TC
Fundamentação Legal e Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação - Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Investimento



Unidade

 

22 parcelas

*Valor até o dia 10
Valor da parcela
 
Macaé
Rio de Janeiro
 
R$ 447,12
R$ 496,80
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• 2 Fotos 3x4
 
   

     
Petrópolis
Rio de Janeiro
Macaé
Ensino a Distância
  Área do Aluno
Área do Professor