A UCP UNIDADES PÓS-GRADUAÇÃO/MBA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INSCREVA-SE  
 
 
Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Lean Manufacturing
   
Carga Horária Periodicidade e horários
360 horas
Sábados quinzenais, de 8h30 às 17h30
 
Objetivos
 
 
O curso é destinado à engenheiros, tecnólogos, administradores, economistas ou profissionais graduados que atuam na área de produção e/ou serviços e que buscam alavancar a carreira profissional com base no sistema de gestão de maior lucratividade e competitividade do planeta, o Toyota Production System TPS.
 
Coordenação Acadêmica
• Coordenação Geral: Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez, MSc
• Coordenação Adjunta: Prof. Ramon Cunha de Farias, MSc
Programa
   

Introdução á Engenharia de Produção Enxuta
Origens, visão geral do Sistema Toyota de Produção (STP). O Mecanismo da Função Produção: a função processo e a função operação. Princípios da Manufatura Enxuta. Valor e desperdícios no sistema produtivo. Visão geral sobre Trabalho padronizado, TPM, Sistemas Canban, Linha FIFO, Programação de produção, Controle de qualidade zero defeitos e poka-yokes, gerenciamento visual e kaizen (melhoria contínua). Implantação da Manufatura Enxuta.

Modelos de Sistemas de Produção
Classificação dos diversos sistemas de produção, Linhas de montagem. Planejamento das necessidades de materiais, filosofia JIT, Produção Focalizada, minimização do lead-time, setup rápido, outros.

Gestão Estratégica de Pessoas
Discute os fundamentos e principais abordagens em gestão estratégica. Analisa o processo de construção da estratégia de gestão de pessoas e propõe métodos e ferramentas para conduzi-la. Analisa modelos organizacionais e de gestão típicos das abordagens tradicionais e discute a emergência de modelos contemporâneos. Avalia a aplicabilidade dos novos modelos de gestão à realidade organizacional no contexto empresarial brasileiro.

Metodologia Científica
Metodologia do trabalho científico: conceitos e definições. Monografia, dissertação e tese. Tema, problema, hipótese e variáveis. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey.

Economia Global e Competitividade
A economia de mercado, origens e destino da produção. A circulação numa economia de mercado. As relações econômicas internacionais. Origens da teoria do comércio internacional. Modelos de comércio internacional: vantagens corporativas (abordagem ricardiana, Heckscher-Ohlin), modelo de concorrência imperfeita. Visões críticas aos modelos convencionais: cepalina e evolucionista. Instrumentos de política comercial e economia política da política comercial. Institucionalidade e regulação do comércio multilateral. Acordos de integração comercial. Teoria do investimento direto externo. Internacionalização comercial e produtiva e empresas transnacionais. Países em desenvolvimento e as redes globais e regionais de produção.

Lean e Six Sigma
Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentos do LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP - Controle Estatístico de Processos.

Fundamentos do Lean Thinking
A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.

Mapa de Fluxo de Valor
O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

Gestor Lean Cultura & Liderança
Determinação das funções que devem ser exercidas pelos líderes das organizações, de modo a torná-las mais produtivas e competitivas. Para tanto, são avaliados diversos aspectos, tais como o cenário externo, a vantagem competitiva e o ciclo de vida das organizações, bem como os seus próprios planejamentos estratégicos e culturais. Complementarmente, é analisado o impacto da cultura organizacional nas características comportamentais dos seus colaboradores, bem como nos atributos dos seus produtos e serviços.

Gestão Estratégica de Custo e Produtividade
Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa e discute a sua importância para a saúde financeira da organização.

Hoshin Kanri Ownership & Empowerment
Análise do processo de criação e desdobramento do plano estratégico da empresa, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Definição de diretriz, estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Discussão sobre as diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Estabelecimento das relações entre clientes e fornecedores dentro do ambiente organizacional. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização na cadeia de ajuda para fomentar a solução de problemas de forma participativa. Importância da integração do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.

Logística e Supply Chain – Gestão Cadeia de Fornecimento
Introdução a Filosofia Lean na Logística. Conceitos chaves para implementação da logística Lean.Principais áreas a serem geridas para obter maior eficiência. Entendimento dos efeitos do Lead Time. Efeito Chicote.

Planejamento e Controle da Produção – Lean
Conceito de planejamento e hierarquia de planejamento, Planos de longo, médio e curto prazos, A visão. missão e as funções do PCP, Programação de uma célula de produção (estudo de takt time), Programação e Controle da Produção com Kanbans, Sistema de empurrar versus puxar a produção, Gerenciamento dos gargalos/restrições; Monitoração da produção; Indicadores-chaves do PCP; Estudo de casos e exercícios.

Elaboração e Gerência de Projetos Lean Manufacturing
Analisa as particularidades da gestão de projetos em relação à gestão funcional e por processos, aplicando metodologia Lean. Descrevendo os processos básicos do gerenciamento de projetos e discutindo os papéis e responsabilidades do gerente de projeto Lean, patrocinador e membro da equipe. Apresenta boas práticas de gestão Lean de pessoas em projetos. Explora abordagens ágeis no gerenciamento de projetos Lean.

TPM – Gestão Produtiva Total
Compreender o desenvolvimento da manutenção e o sistema de gerenciamento dos ativos aplicados atualmente. Baseado no Total Productive Maintenance e nos pilares da Manutenção Autônoma (AM) e Manutenção Planejada (PM) do Word Class Manufacturing (WCW), este módulo busca o relacionamento entre o gerenciamento de ativos e o sistema de produção enxuta para uma maior compreensão da importância da manutenção como uma área estratégica dentro das organizações.

Abordagem Lean Aplicada ao Desenvolvimento de Produto
Resultados esperados do desenvolvimento como parte da transformação lean na empresa; Desperdícios no processo de desenvolvimento; Exercício prático: desenho macro do processo de desenvolvimento (estado atual); Identificação dos desperdícios no estado atual; Sistema lean de desenvolvimento:foco no valor: Conhecimento para fluxos de valor rentáveis; Exercício prático: desenho do estado futuro (macro, identificando aplicação das ferramentas de lean em desenvolvimento).

Engenharia de Processos Técnicas & Ferramentas Lean
Criação do fluxo contínuo, onde são estudados o fluxo interno, layout e máquinas que fazem parte do processo produtivo, análise de disposição de recursos, diagrama de spaghetti, tipos de layout, identificação das atividades dos operadores, interpretação da demanda do cliente traduzindo-a no fluxo contínuo. O resultado desta etapa é um novo processo otimizado, onde materiais e operadores sem desperdícios. Elaboração de o plano para cada peça (PPCP ou PFEP), onde deixa-se claro a classificação dos itens em utilização na organização, assim como seu melhor meio de fluxo de abastecimento, cálculo de kanbans (formação e manutenção de estoques enxutos) seguindo a filosofia do Just In Time.

BPM Business Process Management
Filosofia e conceitos do BPM, técnicas e ferramentas de BPM, casos de aplicação das ferramentas e um fechamento com a indicação de caminhos para um maior aprofundamento no tema.

Gestão da Qualidade Total
Introdução à Gestão pela Qualidade Total, Sistema de Gestão pela Qualidade Total, Qualidade em Serviços, Gestão de Resultados, Sistema Integrado de Gestão e da Normalização.

Jogos de Negócios
Ferramenta prática de treinamento cujo objetivo é enfatizar os aspectos relevantes do processo decisório e a importância do trabalho em equipe. As conseqüências das decisões tomadas pelas equipes ficam transparentes no jogo, revelando a interdependência das diversas áreas funcionais de uma organização.

Cultura Organizacional e Gestão de mudanças
Apresenta os elementos básicos da cultura organi0zacional. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.

Integração Lean, Six Sigma e TOC
Introdução à Teoria das Restrições; Aboradagem correta das metodologias; Potencialização das metodologias; Identificação de resultados globais e locais; Elaboração da metodologia TLS.

Lean Office e 5s
Compreendendo o Lean Transformation Framework (LTF); Conceitos fundamentais para aplicação em escritórios e serviço; Aplicação prática: mapeando e melhorando um processo real da empresa sede Desenvolvendo o plano de implementação do estado futuro projetado; Reflexão sobre aprendizados e passos fundamentais para se iniciar a transformação.

Contabilidade Lean
Por que Lean Accounting é importante; Indicadores de desempenho lean: células, fluxos de valor e estratégicos; Custeio do fluxo de valor: substituindo os métodos tradicionais; Eliminação de transações desperdiçadoras; Implementação do Lean Accounting.

Inovação e novas Tecnologias – Design Lean
3P (Trystorming + Mockups), valor aplicado ao Lean Design e Design For Manufacturing; Conceitos de Inovação e Mudança; Diversidade; Inovação Estratégica; Inovação Disruptiva; Inovação Reversa; Teoria BOX 1, 2 e 3 e Conectividade. Práticas Colaborativas, FMEA, Governança, APQP, Sistema Sociotécnico, Tecnologias Virtuais.

Workshop de Design Thinking
Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do individuo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas.

Workshop Planejamento de Carreira
O Workshop de planejamento de carreira tem como objetivo oferecer aos alunos mais um diferencial para inserção no mercado de trabalho. Serão abordados temas atuais que beneficiarão todas os alunos, pois os temas abrangem todas as áreas de atuação.

Autoconhecimento
Dado a complexidade de assuntos e situações que as pessoas vivenciam dentro das organizações, cada vez mais é requerido dos colaboradores habilidades e comportamentos que impactem positiviamente os resultados esperados pelas empresas. De uma forma geral, pode-se considerar que esses resultados podem ser alcançados basicamente de duas formas: na atuação individual e em grupo. Nesse contexto, indivíduos que apresentem um conhecimento mais aprofundado de si mesmo(a) e uma interação adequada com equipes/grupos têm mais chance de sucesso na sua carreira, vida pessoal e corporativa. Logo, serão apresentadas ferramentas de autoconhecimento, preparação para entrevistas e elaboração de CV, Técnicas de apresentação, Modelo mental e inteligencia emocional, Resiliencia e gerenciamento do stress, design do mapa pessoal e profissional.

Sustentabilidade Lean
Desperdícios eliminados pelo LEAN são similares aos desperdícios eliminados por processos de sustentabilidade; Ferramentas e técnicas existentes LEAN conduzem a sustentabilidade; Os desperdícios são tratados como “outros defeitos” a eliminar; Existe a criação de valor para acionistas e para o meio ambiente.

Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia de Produção Enxuta
O Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia de Produção Enxuta deverá ser escrito e defendido diante de banca examinadora.


Fundamentação Legal e Certificação
Serão concedidos certificados de Pós-Graduação - Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Investimento
Unidade

24 parcelas

*Valor até o dia 10

Valor da Mensalidade
 
Online
 
R$ 372,60
R$ 414,00

* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês. 
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição
- Online R$ 90,00
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• Histórico Escolar
• 3 Fotos 3x4
 
   

     
Petrópolis
Rio de Janeiro
Macaé
Ensino a Distância
  Área do Professor