A UCP UNIDADES PÓS-GRADUAÇÃO/MBA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INSCREVA-SE  
 
 
MBA EM NEGÓCIOS DE SEGUROS
 
Carga Horária Periodicidade e horários
360 horas
Sábados quinzenais, de 8h30 as 17h30
Terças e quintas quinzenais de 18h15 as 22h
 
Objetivos
 
 
Qualificar pessoal para a gestão empresas e negócios de seguros a partir da transmissão de conhecimentos teórico e práticos, pela identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas e profissionais de sucesso na própria área ou em áreas correlatas, oferecendo uma formação de excelência técnico-acadêmica, com importante contribuição para a sociedade.
 
Coordenação Acadêmica
Sergio Ricardo de Magalhães Souza
• Executivo do Mercado de Seguros com mais de 25 anos de experiência.
• Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros.
• Gerente de Riscos na Nacional Seguros.
• Presidente e membro de comissões técnicas na Fenseg.
• Foi o mentor e coordenador acadêmico dos MBA Executivo em Seguros e Resseguro e MBA Gerência de Riscos na Funenseg.
• Diretor de Seguros do Clube Vida em Grupo do RJ.
• Acadêmico na Academia Nacional de Seguros e Previdência.
• Coordenador Acadêmico no IPETEC/UCP.
• Professor Universitário de vários programas de pós-graduação e graduação.
• Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF.
• MBA em Gestão da Qualidade Total pela UFF.
• Engenheiro Mecânico pela UGF.
• Sócio-Diretor da Gravitas AP especializada em consultoria e treinamento.
Programa
   
Liderança de Clientes e Colaboradores. Carga-Horária: 18 h
Conceitos de liderança. Evolução do papel das lideranças. Habilidades para a negociação. Tipos de negociação. Conceitos fundamentais. Preparação para a negociação. Táticas de negociação. Objeções e equívocos. Negociação para terceiros. Táticas de decisão.

   
Criatividade e Inovação. Carga-Horária: 18 h
Empreendedorismo, empreendimento e empresa; oportunidade de negócios, criatividade e inovação; visão empreendedora; formação e desenvolvimento de empreendedores; o perfil do empreendedor de sucesso; planejamento, ferramentas de gestão e avaliação de empreendimentos; a oferta de trabalho e a iniciativa empreendedora; políticas e estratégias competitivas para os empreendimentos emergentes; órgãos e instituições de apoio à geração de empreendimentos inovadores.

   
Gestão de Pessoas em Seguros. Carga-Horária: 18 h
Importância e evolução da área de recursos humanos. Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos. Os subsistemas de administração de recursos humanos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Gestão estratégica de pessoas. Responsabilidade social empresarial. O indivíduo e a organização, comportamento humano, mudanças comportamentais, aprendizagem e comportamentos organizacionais, processos motivacionais, grupos e equipes, liderança, negociação, administração de conflitos e mudança organizacional.

   
Planos de Negócio em Seguros. Carga-Horária: 27 h
Estrutura de um Plano de Negócios. Por que fazer um PN? Seções de um Plano de Negócios. Descrição e apresentação da empresa Plano de gestão de pessoas. Plano de marketing. Plano operacional. Plano financeiro. Construção de indicadores e metas. Características funcionais das diferentes áreas da empresa. Elaboração de Planos de Negócios para empresas de seguros.

   
Planejamento Estratégico para Negócios de Seguros. Carga-Horária: 18 h
Conceitos, Processos e Escolas. Desenvolvimento de Visão Estratégica. Análise de setor e de posição competitiva. Modelo SWOT. Estratégias Competitivas Genéricas. Análise da Concorrência. Gestão de Portfólio e Alocação de Recursos. Desenvolvimento da Estratégia Corporativa, de Negócios (SBU) e Funcional. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.

   
Gestão de Projetos para Seguros. Carga-Horária: 27 h
Introdução à gerência de projetos: Gestão e Administração, Processo e Projetos Organizacionais; Fases do Projeto; Controle de Atividades; Normas para Gestão de Projetos; Ferramentas para Gerenciamento de Projetos; Plano de Projeto. Boas práticas. Gestão de Projetos aplicada à Gestão do Negócio de Seguros.

   
Aspectos do CDC e Legislação de Seguros. Carga-Horária: 18 h
Responsabilidade Civil. Conceitos de Objetividade e Subjetividade. Ordenamento jurídico do país. Personificação das sociedades. Contrato social. Novo Código Civil. Código de Defesa do Consumidor. Práticas abusivas e ilícitas do comércio. Aspectos jurídicos da gestão. Contencioso. Propagandas enganosas. Aspectos contratuais. Consequências da comercialização. Fraudes. Lavagem de dinheiro.

   
Estratégias de Marketing Seguros. Carga-Horária: 18h
Conceitos sobre Marketing. Histórico e evolução do Marketing. Marketing Mix e seus desdobramentos. Marcas. Tripé da gestão de marketing. Marketing estratégico. Marketing do 1.0 ao 3.0. Planejamento de Marketing. Marketing Tático. Marketing Operacional. Matrizes de Marketing. Estratégias de Marketing. Estratégias de Marketing em Seguros.

   
Gestão e Marketing de Serviços em Seguros. Carga-Horária: 18h
A evolução do setor de serviços na economia. Características de sistemas de serviços. Análise do encontro de serviços. A comunicação nas empresas de serviço. Estratégia de empresas - a visão de serviços. Projetos do serviço e comunicação com os diferentes participantes do processo. Qualidade de Serviços. Produtividade em Serviços.

   
Prospecção de Clientes em Seguros. Carga-Horária: 18 h
Conceito de Venda (Compra). Perfil do consumidor. Influências no Processo de Compra. Montagem do Quadro de Influências. Posicionamento Ganha-Ganha. Tipos de Competição. Funil de Vendas. Abordagem (Aproximação) - Técnicas de Perguntas. - Transformação de necessidade (O que é importante para meu cliente) - Negociação - Aproximando a capacidade de venda com a realização do desejo do cliente. - Desejos das pessoas e suas realizações. (Pontos chave dos desejos) – Tratamento de objeções – Fechamento

   
Marketing de Relacionamento e CRM. Carga-Horária: 18h
Excelência no atendimento aos clientes. Planejamento Estratégico do Atendimento. Sistema de informações e monitoramento (Relatórios e Estatísticas). Interfaces com clientes internos e externos – (Endomarketing e Marketing Institucional). Marketing de Relacionamento. Maximização do valor do cliente ao longo do tempo. Conceito e importância da gestão do relacionamento com o cliente. Políticas de captação, retenção e fidelização de clientes. Administração das ferramentas de relacionamento com clientes. Implantação de CRM e estratégias de fidelização. Etapas do processo de implantação do CRM. Benefícios e riscos envolvidos. Principais modelos de fidelização. Ações de Pós-Venda

   
Gestão de Equipes Comerciais em Seguros. Carga-Horária: 18 h
Tipos de estruturas de comercialização. Formação de equipes de vendas especializadas. Perfis da liderança e das equipes. Segmentação de mercado. Estabelecimento de metas. Orçamentação e planejamento de vendas. Estrutura de remuneração e premiações. Treinamento das equipes de vendas. Gestão das equipes de vendas.

   
Estratégias Comerciais em Seguros. Carga-Horária: 18 h
Produtos de Seguros. Características comerciais para seguros massificados e não massificados. Planos de metas. Estratégias de Vendas dos Produtos de Seguros. Clientes Potenciais. Estratégias de Preço e Promoção. Construção de Propostas de Valor. Medição de Resultados.

   
Técnicas de Vendas com PNL e Coaching. Carga-Horária:18 h
Técnicas de Vendas. Administração do tempo em vendas. Atitude do vendedor. Principais falhas cometidas por um profissional de vendas. Perfil e funções do vendedor. Foco no cliente e foco do cliente. Etapas do processo de vendas. A entrevista de vendas. Abordagem, regras de conduta, aspectos que causam negativismo no cliente. Programação Neurolinguística em Vendas. Processo de Coaching para vendedores.

   
Contabilidade para Negócios de Seguros. Carga-Horária: 18 h
Princípios da Contabilidade. Balanço Patrimonial. Análises – verticais e horizontais. Indicadores de liquidez, endividamento e giro para tomada de decisão. Demonstrativo fluxo de caixa – direto e indireto.

   
Análise de Viabilidade de Negócios de Seguros. Carga-Horária: 18 h
Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade). Montagem de Fluxo de Caixa. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Decisão de iniciar um projeto - Go No Go.

   
Gestão Financeira para Negócios de Seguros. Carga-Horária: 27 h
O papel e as funções financeiras nas empresas. Conceitos Fundamentais de Finanças Corporativas. Os objetivos da gestão financeira. Ferramentas de análise e gestão financeira. Planejamento financeiro de curto e longo prazo. Orçamento: vantagens, limitações e aplicação nos diversos tipos de empresas. Elaboração do orçamento. Planejamento e controle administrativo através do orçamento. Planejamento e controles orçamentários de vendas. Orçamento variável. Controle dos custos.

   
Metodologia da Pesquisa. Carga-Horária: 27h
O Papel da ciência e da tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.

Fundamentação Legal e Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação - Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Aos alunos que concluírem a primeira etapa será concedido certificado do curso ministrado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).
Investimento
Unidade
 

24 parcelas

Mensalidade até o dia 10*

 
Valor da Mensalidade
 

Rio de Janeiro
 
R$331,20
 
R$ 414,00

* Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês. 
Para pagamento à vista: desconto de 25% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição
- Rio de JaneiroR$ 90,00
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• 2 Fotos 3x4
 
   

     
Petrópolis
Rio de Janeiro
Macaé
Ensino a Distância
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Área do Professor