A UCP UNIDADES PÓS-GRADUAÇÃO/MBA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INSCREVA-SE  
 
 
MBA em Gestão Ambiental
   
Carga Horária Periodicidade e horários
360 horas
Sábados quinzenais, de 8h30 às 17h30 (20 meses)
 
Objetivos
 
 
Prover os participantes das informações técnicas e gerenciais relativas aos conceitos, técnicas, metodologia e procedimentos em vigor, próprios da Gestão Ambiental com o intuito de favorecer o intercâmbio harmônico entre as atividades produtivas das suas Organizações e o Meio Ambiente.
 
Coordenação Acadêmica
Victor Hugo Calderari
• Mestrado em Química Ambiental ​
Programa
   
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE GESTÃO E ISO 14000 (20h)
Introdução ao curso de Gestão Ambiental. Conceito de gestão. Gestão de pessoas. 5S. Sistema de gestão integrado. Conceitos básicos de meio ambiente. Dano ambiental. Passivo ambiental. Benefícios da Normalização. Planejamento e Gestão Ambiental – Conceitos e Instrumentos. Histórico das Normas de Sistema de Gestão Ambiental. Relacionamento entre as Normas de Sistema de Gestão. PDCA do Sistema de Gestão Ambiental. Processo de Certificação ISO 14000. Sistema Brasileiro de Certificação. Etapas Típicas do Processo de Certificação. Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais.

   
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL (20h)
Origem e desenvolvimento da legislação ambiental Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Pontos de conflito da legislação ambiental com produção primária.

   
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (20h)
Introdução à ecologia. Ecossistemas brasileiros e grandes biomas. Noções de ecologia aplicada. Fatores limitantes. Degradação da biosfera. A lei da entropia e o processo econômico. Conceitos de Desenvolvimento Sustentável. Áreas de conservação e de preservação ambiental. Identificação dos problemas ambientais ao nível local e global: a) relacionados à produção e utilização de energia (poluição atmosférica urbana, aumento de efeito estufa, chuva ácida, risco de acidentes nucleares, etc.) e, b) relacionados à ocupação do território (uso / aproveitamento do solo, do subsolo, da água, da biomassa, etc.).

   
SIG E SENSORIAMENTO REMOTO (20h)
Introdução ao Geoprocessamento. Conceitos de Cartografia - Definições Básicas, A Forma da Terra, O Datum Horizontal, Sistemas de Coordenadas, Sistemas de Projeção. Sistemas de Informações Geográficas. Dados Espaciais. Estruturas de Dados. Aquisição e Manipulação de Dados em SIG. Sensoriamento Remoto. Banco de Dados Geográficos. Consulta e Análise Espacial. O geoprocessamento e as aplicações ambientais. Estudos de casos.

   
GESTÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS (20h)
Evolução dos desafios. Histórico dos grandes acidentes tecnológicos. Transporte e armazenagem de produtos perigosos Abordagem das NR e NBR para o transporte e armazenagem de produtos perigosos. A documentação exigida pelos órgãos de controle.

   
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (20h)
Conceito de Gestão. Impactos associados ao lixo urbano. Atribuições do Poder Público. Classificação e caracterização do lixo. Aspectos relativos à coleta do lixo. Processamento do lixo: segregação, reciclagem, compostagem e tratamento térmico. Sistema de gestão de resíduos gerados nos serviços de saúde: classificação dos resíduos sólidos em estabelecimentos de saúde, aspectos organizacionais, aspectos técnico-operacionais, aspectos de recursos humanos e legislação aplicável. Disposição final do lixo: lixão, aterro controlado e aterro sanitário. Aspectos técnicos envolvidos nos aterros sanitários. Métodos de tratamento para os efluentes gerados nos aterros sanitários. Legislação pertinente ao lixo urbano. Avaliação de sistemas de gestão municipais de lixo urbano. Caracterização dos resíduos, processamento do lixo, acondicionamento, transporte, disposição final. Gerenciamento de resíduos no exterior, legislação e licenciamento ambiental.  Abordagem das NR e NBR para a gestão do resíduo sólido.

   
GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS E PLANOS DE EMERGÊNCIAS (20h)
A percepção dos riscos. As escolas de gerenciamento de riscos. Conceitos: risco, salvaguarda, perigo, acidente, incidente, cenários de freqüência e de conseqüências. Programa de gerenciamento de riscos – PGR. Análise de riscos: técnica de incidentes críticos, série de riscos, análise de modos de falhas e efeitos – AMFE. Avaliação de riscos: APR – avaliação preliminar de risos e matriz de riscos. Instalações Industriais de risco Análise de conseqüências e de vulnerabilidade. Gestão de riscos. Avaliação de risco ambiental, uma nova abordagem no contexto da avaliação de risco (apresentação de alguns métodos - HAZOP, APR, FAST 5.0). Plano de Atendimento a Emergências.

   
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E TRATAMENTO DE EFLUENTES (20h)
Recursos hídricos: Noções básicas. Definições. História da hidrologia. Ciclo Hidrológico, Precipitações. Pluviometria. Qualidade das águas. Gerenciamento de recursos hídricos. Gestão de bacias hidrográficas. Aspectos da legislação das águas na gestão dos recursos hídricos. Outorga e cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos. Conselhos de Recursos Hídricos. Principais parâmetros de controle da poluição industrial e doméstica. Padrões de lançamento de efluentes industriais e domésticos em nível federal e estadual. Principais indicadores da poluição industrial, doméstica e sua inter-relação. Diversos tipos de efluentes industriais e suas particularidades. Operações unitárias envolvidas no tratamento de efluentes industriais. Princípios básicos e as operações unitárias necessárias para o tratamento de efluentes de cada tipo de indústria. Exigências legais para apresentação de projetos de estações de tratamento de despejos industriais. Princípios do reuso de água na indústria. Modelos de gestão de sistemas e processos industriais e seus requisitos. Principais aspectos de substituição de insumos e materiais ambientalmente inadequados aos sistemas e processos industriais para atendimento de gestão de logística reversa. Diferentes tecnologias limpas aplicada em sistemas/processos industriais. NR específicas para o tratamento de efluentes.  

   
CONTROLE DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS (20h)
Introdução. Principais poluentes. Efeitos da poluição. Fontes emissoras fixas e móveis. Poluição de interiores. Monitoramento. Prevenção da poluição. Controle da poluição. Dispersão de poluentes de fontes fixas.

   
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (20h)
Passivos ambientais. Fundamentos químicos, biológicos e hidrogeológicos. Transporte de substâncias no subsolo. Solos contaminados: problemas sócio-ambientais e econômicos. Gestão de sítios contaminados. Desativação de empreendimentos industriais. Históricos dos passivos, avaliação de periculosidade e ações de recuperação; legislação específica. - Recuperação/Restauração e seus paradigmas. Sucessão e interação planta-animal como mecanismo de restauração da biodiversidade. Importância da fauna da RAD. Técnicas silviculturais aplicadas à RAD (preparo do local, seleção de espécies, produção e manejo de sementes e mudas, implantação e tratos culturais). Nucleação na RAD. Funções e Técnicas: Transposição de solo, chuva de sementes, poleiros artificiais. Recuperação de ambientes ciliares. RAD em áreas de agricultura e pecuária: Sistemas Agroflorestais e recuperação de ambientes ciliares e reserva legal. Arborização de pastagens. RAD em áreas de mineração: Preparo do terreno. Recuperação de substratos e estudos de caso. RAD no ambiente urbano: Vetores e aspectos da degradação e práticas de recuperação. A questão dos aterros sanitários e cemitérios.

   
TOXICOLOGIA OCUPACIONAL E AMBIENTAL (20h)
Conceitos e princípios gerais da toxicologia; Exposição a agentes químicos
Caracterização da cinética e dinâmica de alguns toxicantes de interesse ocupacional e ambiental
Monitoramento ambiental e biológico; Fundamentos de toxicologia analítica; Estudo de casos

   
PLANEJAMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS (20h)
Conceitos Básicos; Definições de Planejamento e Projeto, seus principais atributos e características; Ferramentas de Planejamento e suas aplicações;Visão integrada dos Projetos Ambientais; Sistemas de Gestão Ambiental e sua interface com os métodos de Planejamento; Aplicação dos métodos de Planejamento nos Sistemas de Gestão Ambiental e Projetos Ambientais; Linhas básicas da elaboração de uma proposta; Estudo de caso para aplicação dos conceitos.

   
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (20h)
Sociedade x Meio Ambiente; A crise dos paradigmas e o sistema educacional; Educação Ambiental formal, não-formal e informal; Educação Ambiental como instrumento de gestão; Agenda 21 Global e Local; Pesquisa e metodologia participativa; O Terceiro Setor; A participação do Poder Público e da iniciativa privada;

   
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL (20h)
Ética e a explicitação de princípios e valores nas organizações. A evolução do debate e o papel social da empresa. A relação com as partes interessadas da empresa. Ação Social e projetos socioambientais de empresas. Mercado e ação socioambiental. Marketing Social e Consumo Sustentável. Estratégias e Práticas para uma gestão responsável. Indicadores de sustentabilidade. Normas e padrões de RSE utilizadas como ferramentas de gestão.

   
ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO AMBIENTAL (20h)
Contexto ambiental mundial e brasileiro; Aspectos legais; CF, leis, resoluções, decretos; Licenciamento Ambiental Federal; Detalhamento do Estudo de Impacto Ambiental; Termo de Referência; Diagnóstico ambiental; Avaliação de aspectos e impactos ambientais; Medidas mitigadoras e compensatórias; Programas ambientais; Especificidades de licenciamento ambiental (petróleo e gás); Licenciamento ambiental estadual e municipal

   
AUDITORIA AMBIENTAL (20h)
Classificação das auditorias quanto a: aplicação, partes interessadas, relação com o sistema, abrangência, programação, planejamento. Gestão de Programas de Auditoria. Fluxo de processo P – Estabelecendo (objetivos, abrangência, responsabilidades, recursos e procedimentos) D – Implementando (programa, avaliação, seleção, coordenação e registros) C/A – Melhoria e Análise Crítica (monitoramento, análise, AC/AP, melhorias). Atividades de Auditoria - atividades típicas. Construção da equipe de auditoria Análise crítica de documentos. Preparando as atividades da auditoria (plano de auditoria, trabalho para a equipe, documentos de trabalho). Condução de atividades da auditoria no local. Preparação, aprovação e distribuição do relatório da auditoria. Ações de acompanhamento. Competência e avaliação de auditores. Conceito de competência.. Manutenção e melhoria da competência. Avaliação do auditor. Não-conformidades: classificação, tratamento e acompanhamento. Qualificação e certificação de auditores. Órgão credenciador, organismos de certificação e de inspeção. Perfil do auditor e problemas comportamentais nas auditorias. Considerações gerais sobre a ABNT ISO/IEC GUIA 62:1997 e sobre a Diretriz do IAF sobre a Aplicação do ISO/IEC. Guia 62:1996. Dicas de documentos complementares de apoio. Avaliação do curso e entrega dos certificados. A auditoria integrada entre os sistemas SGQ, SGA e segurança e saúde ocupacional; Comparação com os requisitos da NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS18000 e BS 8800; Estratégias e técnicas de integração; Como implantar: planejamento, documentação, implementação, avaliação e riscos; Modelo conceitual do SGI; Ferramentas de controle para segurança e acidentes no trabalho; Mensuração do desempenho. O sistema de gestão ambiental segundo a BS 7750 e ISO 14001. Correlação entre os requisitos das normas ISO 9001 e 14001. A certificação de sistemas de gestão ambiental, ISO14000 e OHSAS18000.

   
ECONOMIA AMBIENTAL APLICADA (20h)
Meio ambiente e economia - noções gerais, economia ecológica X economia ambiental. Conceitos básicos: falhas de mercado, externalidades, bens de propriedade comum, Tragédia dos Comuns, análise custo-benefício e taxa de desconto. Noções de valoração econômica do meio ambiente - valor econômico total, valor de uso, valor de opção e valor de existência. Técnicas de valoração - função dose-resposta, custo de reposição, danos evitados, custos de controle, custo de oportunidade, preços hedônicos, custo viagem, valoração contingente. Casos de aplicação.

   
METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
1. Introdução à pesquisa
2. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico
3. Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC
Fundamentação Legal e Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação - Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Investimento
Unidade

24 parcelas
Para pagamento até o dia 10

Valor da Mensalidade
 
Rio de Janeiro
 
R$ 331,20
R$ 414,00

* Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês. 
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição
Petrópolis, Rio de Janeiro, Macaé R$ 90,00
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• 2 Fotos 3x4
 
   

     
Petrópolis
Rio de Janeiro
Macaé
Ensino a Distância
  Área do Aluno
Área do Professor