MBA em Gestão de Mídias Sociais
Turmas
Objetivos
Capacitar os profissionais para desenvolver projetos de marketing em mídias sociais para pessoas físicas e jurídicas, pequenas médias e grandes empresas, possibilitando criar, melhorar, e gerenciar conteúdos, campanhas, perfis e diferentes redes com intuitos: institucional; divulgações de conteúdos e produtos; novidades; comércio de bens e serviços; promover interação, engajamento e aumento de seguidores; manter e expandir o relacionamento com clientes, parceiros e outras empresas; criar e estruturar anúncios e funis de conversão metrificados; entre outras nuances do mundo digital.
Ao final do curso, espera-se que o especialista em Marketing e Mídias Sociais esteja pronto para atuar nas diferentes posições existentes e ser capaz de julgar o melhor uso das distintas ferramentas em sua empresa, participando do Planejamento Estratégico.
Programa
Carga Horária: 360h
Ciclo de vida do gerenciamento do projeto – Processos de gestão: atividades de iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e fechamento de um projeto. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos: gerenciamento da Integração, Escopo, Cronograma, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicação, Risco, Aquisições e Partes Interessadas do Projeto. Introdução a Métodos Ágeis.
Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Geração de alternativas. Empatia. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Tangibilização e resultados. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking. Facilitação de dinâmicas despertando o mindset criativo.
Conceito evolução e aplicabilidades do marketing. Ambiente de marketing digital, revolução digital do marketing, propaganda on-line, ações de comunicação, domínio do mercado digital, plano e estratégia para o mercado digital, tendências.
A ligação teórica Marketing x Comportamento do consumidor. Conceito de comportamento do consumidor e evolução dos paradigmas organizacionais (qualitativo e quantitativo). Segmentação de mercado- estudo das personas- Modelo de comportamento do consumidor. Motivações do consumidor. Influência, envolvimento e experiência. Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença, atitude dentre outras. O comportamento do consumidor e a indústria de transformação no online. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor eletrônico.
O que é Design Digital?; User Experience; User Interface; Material Design; Design Thinking aplicado a produtos digitais (Tipos de Produtos Digitais, Etapas da Produção de um Produto Digital – Trello, Etapas de Design Thinking; IMERSÃO com ferramentas de pesquisa de campo, Análise e síntese, Mapa de empatia / sessões generativas; Definição de Persona, Cartões de Insights, Diagrama de afinidades, Mapa conceitual, Critérios Norteadores, Personas, Jornada do usuário / jornada de compra /Funil de vendas; IDEAÇÃO (Brainstorming, Workshop de cocriação, Cardápio de ideias e MATRIZ DE POSICIONAMENTO); PROTOTIPAÇÃO (Níveis de fidelidade, Níveis de contextualidade, Protótipo em papel, Modelo de volume, Encenação, Storyboard e Protótipo de Serviços).
Definições de Narrativas Digitais (Narrativa Trans midiática, Semiótica, Linearidade e Multilinearidade); Padrões de Linguagem e gêneros digitais (Vlogs, Meme, Podcasts, Gifs, Chats, Fanfiction, Wiki), Jornada do Herói e Histórias de Vida em Jornalismo, Gamificação; Aplicação de Storytelling em campanhas de Marketing.
Conceito do webwriting e suas aplicações na produção de conteúdo para a mídia digital – comportamento nos outros formatos da informação (como fotografia, vídeo, áudio, infográfico e ícone). Gestão do Conteúdo – do Objetivo ao resultado. Organização, planejamento, estratégias.
Conceito de monitoramento em mídias sociais; Planejamento, execução e gestão de projetos de monitoramento; Palavras chave, regras e estratégias de busca; Composição de relatórios (aplicação de métricas e Kpis); Aplicações (Ferramentas, Vantagens e desvantagens); Dashboards e alertas e Estudo de Casos.
Métricas e Indicadores de Performance (conceitos e definições); Mensuração de resultados em ambiente digital (melhores práticas e aplicações); Gestão de Dados (Métodos); Planejamento de objetivos (estruturação de ações); Aplicação de estratégia com endosso de performance (cases de sucesso).
Conceito de Reputação e Crise; Atores do ambiente digital (detratores, defensores e influenciadores); Estratégias de Contenção de Crise (estratégico, tático e operacional); Clipping e aplicações; Estudos de caso.
Redes sociais, mídias sociais, capital social. Tipos de redes sociais. Números no Brasil e no mundo. Engajamento e relacionamento entre marcas e consumidores nas redes sociais. Criação de produtos específicos para os meios digitais. Estratégias e ferramentas de monitoramento e métricas nos meios digitais e mídias sociais. Uso das plataformas de mídias sociais de forma integrada com as plataformas tradicionais de marketing. Compreender as plataformas de redes e mídias sociais online para desenvolver estratégias de marketing.
Conceito e tipos de Negócios Digitais; Empreendedorismo Digital; Novas tecnologias e melhorias de serviços; Tendências e Oportunidades de mercados; Estratégias mais usadas; Estratégias e canais de vendas; Blended Marketing; Etapas para o Desenvolvimento de negócios digitais; Modelo Canvas para criação de um negócio digital.
Conceitos; Variáveis controláveis e incontroláveis no ambiente digital; Ferramentas mais utilizadas; Briefing e sua importância; Etapas do plano (da definição aos objetivos até implantação e controle); Cuidado com as definições de Personas; Planos de Ação, Canais e Conteúdos; Desenvolvimento de um Plano.
Introdução à pesquisa, Métodos de estudo e Trabalhos científicos: conceitos, diferentes formas de execução e entrega.
Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.
Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.
Documentação necessária
- Identidade e CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Residência
- Diploma de Graduação
- Histórico da Graduação
- Foto 3×4
MBA em Gestão de Mídias Sociais
- 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
- *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.