Engenharia de Projetos Industriais
Turmas
Objetivos
Capacitar profissionais oriundos de áreas específicas com visão global de projetos industriais envolvendo as especialidades de Processo, Sistemas de Utilidades, Civil, Elétrica, Instrumentação e Automação Industrial, Mecânica e Tubulações Industriais, aperfeiçoando conhecimentos voltados a capacidade de trabalho e intelectual de forças-tarefa criadas para desenvolver ou coordenar projetos de engenharia alinhados às oportunidades atuais nos principais setores industriais.
Perfil do Especialista
Conhecimento das oportunidades de trabalho dentro da área de Engenharia de Projetos Industriais; Capacitação para o entendimento dos fundamentos técnicos e da gestão da engenharia de projetos industriais, principalmente com uma visão da empresa projetista ou do setor de uma Companhia responsável pelos projetos de engenharia; Noções de Gestão de Projetos e de Escritório de Projetos; Conhecimento sobre Metodologias com objetivo de garantir um Planejamento Ótimo do Projeto e de Práticas de otimização dos resultados de um Projeto; Habilidade na realização do Gerenciamento de Interfaces em um Projeto de Engenharia Industrial; Conhecimentos sobre Sistema da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional aplicados aos Empreendimentos Industriais; Habilidade em realizar uma análise de viabilidade econômica-financeira de um Projeto; Conhecimento sobre Softwares de Planejamento de Projetos e sobre Softwares de Engenharia; Conhecimento sobre Macrolocalização e Microlocalização de Empreendimentos Industriais; Conhecimento e Habilidade no gerenciamento dos ” entregáveis” da Disciplina de “Engenharia de Projeto de Processo Industrial “de um Projeto Industrial; Conhecimento e Habilidade no gerenciamento dos ” entregáveis” da Disciplina de “Engenharia de Projeto de Sistemas de Utilidades” de um Projeto Industrial; Conhecimento e Habilidade no gerenciamento dos ” entregáveis” da Disciplina de “Engenharia de Projeto de Instalações Elétricas ” de um Projeto Industrial; Conhecimento e Habilidade no gerenciamento dos ” entregáveis” da Disciplina de “Engenharia de Projeto de Instrumentação e Automação Industrial ” de um Projeto Industrial; Conhecimento e Habilidade no gerenciamento dos ” entregáveis” da Disciplina de “Engenharia de Projeto de Obras Civis ” de um Projeto Industrial; Conhecimento e Habilidade no gerenciamento dos ” entregáveis” da Disciplina de “Engenharia de Projeto de Equipamentos e Componentes Mecânicos ” de um Projeto Industrial; Conhecimento e Habilidade no gerenciamento dos ” entregáveis” da Disciplina de “Engenharia de Projeto de Tubulações” de um Projeto Industrial;Conhecimento e Habilidade no gerenciamento e na execução de atividades típicas da Engenharia de Projetos Industriais tais como: Avaliação Técnica de Propostas de Fornecedores de Equipamentos e Materiais, Elaboração de Especificações Técnicas de Serviços, Elaboração de Manuais de Operação e Manutenção, Elaboração dos Desenhos de Coordenação do Projeto, Elaboração de Desenhos “as built”; Conhecimento e Habilidade na aplicação da Qualidade na Engenharia de Projetos Industriais.
Programa
Carga Horária: 360h
A Engenharia de Projetos Industriais. Empresas de Engenharia de Projetos.A demanda do mercado de Engenharia de Projetos no Brasil.Formas de atuação do Engenheiro de Projetos.Panorama da engenharia de projetos industriais no Brasil.O profissional da Engenharia de Projetos.Engenheiro versus Projetista. Engenharia de Projetos.Industriais: O projeto. O projeto de Engenharia. Classificação de projetos. Requisitos para o Desenvolvimento da Engenharia de Projeto. Documentação Técnica da Engenharia de Projeto.
Introdução à Administração de Projetos : Conceitos e definições; Ciclo de vida de projetos;Introdução às áreas do conhecimento ; Introdução aos processos de gerenciamento de projetos; Estruturas organizacionais para projetos; Gestão de programas e o escritório de projetos. Processos do Gerenciamento de Projetos : Processo de iniciação e geração do Termo de Abertura do Projeto (TAP); Planejamento e geração do Plano de Gerenciamento de Projetos (PGP); Processo de execução; Processo de monitoração e controle e das mudanças do projeto; Encerramento do projeto ou da fase do projeto; Gerenciamento de projetos interdependentes. Áreas do Conhecimento para Gestão de Projetos: Gestão da Integração; Gestão do Escopo; Gestão dos Prazos; Gestão dos Custos; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos; Gestão da Comunicação; Gestão de Riscos; Gestão das Aquisições e Contratos; Gestão de Partes Interessadas (Stakeholders).
Estrutura organizacional de apoio aos projetos. Funções: normatização, educação, operação e controle; Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios. Modelos de maturidade. Análise comparativa entre Modelos de Maturidade. Tipos de PMO. Processos do PMO.
Terminologia relativa a Empreendimentos.Sistemática de Gestão de Empreendimentos. Fases de Definição de um Empreendimento ( FEL): Fase de Planejamento do Negócio – FEL 1; Fase de Engenharia Conceitual – FEL 2; Fase de Engenharia Básica – FEL 3. Práticas de Melhoria do Valor ( VIPs) : História das Práticas de Melhoria do Valor (VIPs);O que é uma Prática de Melhoria do Valor (VIP); Como uma Prática se torna uma VIP. Principais Práticas de Melhoria do Valor ( Seleção de Tecnologia; Simplificação de Projetos ;Classes de Qualidade da Planta; Minimização de Resíduos;Otimização de Energia; Modelagem de Confiabilidade de Processos;Customização de Padrões e Especificações; Manutenção Preditiva; Design Orientado para a Capacidade; Engenharia do Valor; Análises de Construtibilidade ou Constructability; CAD 3D).Considerações sobre as VIPs. Gerenciamento de Interfaces em Projetos :Introdução; Desenvolvimento; Aplicação; Conclusão.
Introdução às Ferramentas de Gestão de Projetos: Níveis hierárquicos e de complexidade dos Projetos (Visão Micro a EPS); Grupos de ferramentas de gestão de projetos (Cronogramas, Comunicação, GED, Ágeis). Ferramentas Principais de Planejamento e Controle de Projetos: Excel para base de dados; MS-Project para desenvolvimento e controle de cronogramas; Open Project como alternativa ao MS-Project para desenvolvimento e controle de cronogramas; Primavera para desenvolvimento e controle de cronogramas EPS.
Gestão da Qualidade na Indústria. Gestão Ambiental na Indústria.Gestão da Segurança na Indústria.Conceitos no Sistema de Gestão Integrado ( SGI).Riscos Socioambientais na implementação de Empreendimentos Industriais. Avaliações de Macro e Microlocalização de Empreendimentos Industriais. Licenciamentos Ambientais e seus processos.
Bases da Matemática Financeira : Revisão de conceitos econômicos (Fluxo de Caixa, Juros, valor presente, valor futuro e valor uniforme); Relações de equivalência entre capitais; Descontos. Métodos de Análise e Avaliação Financeira :Taxa Interna de Retorno (TIR); Valor Presente Líquido (VPL); Tempo de Retorno (PayBack); Retorno sobre o Investimento (ROI); Análise Econômica para Seleção entre Alternativas. Estudo do fluxo de caixa: Projeção dos investimentos necessários ao projeto; Estimativa da relação entre financiamento e capital próprio; Projeção das receitas operacionais e financeiras; Projeção dos custos operacionais, tributários e financeiros; Conceito de vida útil de um projeto. Análise de Viabilidade Financeira sob Condições de Incerteza: Análise de Sensibilidade; Análise Probabilística; Decisões Econômicas sob Condições de Incerteza.
Visão Geral. Fases e suas Atividades. Modalidades de Contrato. Gestão Integrada de Projetos.Introdução à Engenharia de Projeto de Processos Industriais. Processos de uma Instalação Industrial. Atividades da Engenharia de Projeto de Processos Industriais . Fluxo de Informações. Guia para Desenvolvimento : Projeto Conceitual; Projeto Básico; Projeto Detalhado.Introdução à Engenharia de Projeto de Sistemas de Utilidades. Sistemas de Utilidades de uma Instalação Industrial. Atividades da Engenharia de Projeto de Sistemas de Utilidades de Instalações Industriais. Fluxo de Informações. Guia para Desenvolvimento : Projeto Conceitual; Projeto Básico; Projeto Detalhado.
Requisitos Fundamentais de uma Instalação Elétrica. O Projeto de Instalações Elétricas e suas etapas. A Documentação do Projeto de Instalações Elétricas. Atividades da Engenharia de Projetos de Instalações Elétricas. Fluxo de Informações. Critérios de Projeto. Projeto Conceitual :Guia para Desenvolvimento. Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento. Projeto Detalhado : Guia para Desenvolvimento.
A Documentação do Projeto de Instrumentação e Automação Industrial. Atividades da Engenharia de Projeto de Instrumentação e Automação Industrial.Fluxo de Informações.Critérios de Projeto para Instrumentação. Critérios de Projeto para Automação Industrial. Projeto Conceitual :Guia para Desenvolvimento.Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento.Projeto Detalhado :Guia para Desenvolvimento.
Atividades da Engenharia de Projeto. Fluxo de Informações. Critérios de Projeto para Mecânica. Projeto Conceitual: Guia para Desenvolvimento. Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento. Projeto Detalhado :Guia para Desenvolvimento.
Critérios de Projeto para Tubulação Industrial. Critérios de Projeto para Suportes para Tubulação. Projeto Conceitual: Guia para Desenvolvimento. Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento. Projeto Detalhado :Guia para Desenvolvimento.
Caracterização das Especialidades envolvidas. Atividades da Engenharia de Projeto de Obras Civis. Fluxo de Informações. Critérios de Projeto para Arquitetura. Critérios de Projeto para Estruturas de Concreto. Critérios de Projeto para Estruturas Metálicas. Critérios de Projeto para Infra-Estrutura Civil. Projeto Conceitual :Guia para Desenvolvimento.Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento.Projeto Detalhado :Guia para Desenvolvimento.
Outras Atividades da Engenharia de Projetos: Avaliação Técnica de Propostas de Fornecedores de Equipamentos; Aprovação dos Desenhos dos Fornecedores de Equipamentos; Elaboração de Especificações Técnicas de Serviços; Elaboração de Manuais de Operação e Manutenção; Elaboração dos Desenhos de Coordenação; Elaboração de Desenhos “ As Built “ ; Fluxo de Informações. Qualidade da Engenharia de Projetos : Sistema de Garantia da Qualidade, Padronização e Normalização.
Softwares para Aplicação em Engenharia de Projetos : Introdução; A Contribuição dos Softwares na Elaboração de Projetos; A Indústria dos Softwares; A Evolução dos Softwares para Engenharia; Exemplos de Softwares para Engenharia. Gerenciamento Eletrônico de Documentos- GED de Engenharia : Transformação do Papel em Mídia Digital; Vantagens do GED; Considerações para Aquisição; Recuperação de Documentos em Arquivos Tradicionais.
Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC
Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.
Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.
Documentação necessária
- Identidade e CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Residência
- Diploma de Graduação
- Histórico da Graduação
- Foto 3×4
Engenharia de Projetos Industriais
- 24x de R$ 568,38 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 631,53
-
*Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.