Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
Turmas
Objetivos
Capacitar profissionais para atuar na gestão e coordenação de instituições de ensino visando planejar, implementar, coordenar, gerenciar, acompanhar, delegar e avaliar as atividades desenvolvidas nos espaços didático-pedagógicos, habilitando-os também ao magistério superior.
Programa
Carga Horária: 360h
A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. O sistema escolar: níveis e modalidades de ensino. Paradigmas da educação e da gestão educacional. Estudo das políticas educacionais recentes no Brasil.
Avaliação em larga escala: características, instrumentos e dados estatísticos. Auto avaliação institucional: definição, propostas, dimensões, indicadores e práticas. Como utilizar as avaliações externas para melhoria da gestão escolar.
O papel das novas tecnologias de informação e comunicação no novo cenário educacional do mundo globalizado. O papel da informática e do computador na gestão da educação, na coordenação e na administração de escolas. Custos e benefícios, privacidade e questões éticas no uso da informática na educação e na sociedade.
Psicologia e suas origens históricas. Psicologia e Educação – correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na Educação. A construção do conhecimento e a dimensão interacionista histórico-social no desenvolvimento humano. O funcionamento da inteligência e da afetividade sob a ótica da teoria psicogenética de Jean Piaget, sócio-interacionista de Lev Vygotsky e psicogenética de Henry Wallon. Estudos Pós-Piagetianos: Aprendizagem Significativa e as IM. Enfoques da Aprendizagem na Educação Escolar.
Projeto Pedagógico. Para quê? Por quê? Interdisciplinaridade e práticas escolares. Dimensões do Projeto Político Pedagógico. Princípios norteadores do PPP na prática da gestão escolar. Projeto político-pedagógico: a autonomia coletivamente construída na escola. O projeto político pedagógico e a intervenção na realidade escolar.
A construção da cidadania e do indivíduo cidadão. O campo da ética e da atuação profissional. Ética e cidadania na construção do conhecimento. O cidadão brasileiro e sua realidade social frente à Constituição Federal, Lei Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ética e Educação: relações interpessoais no trabalho e liderança.
Inclusão social: Análise da dialética exclusão/inclusão. A perspectiva da inclusão sob o ponto de vista da construção de culturas, políticas e práticas inclusivas. A gestão escolar e o processo de Inclusão Social. A produção de um plano inclusivo de desenvolvimento da escola.
A língua da modalidade visual e gestual da Comunicação Surda. Conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e de Cultura Surda. A Linguagem Brasileira de Sinais – bases legais e conceituais.
Planejamento escolar: bases conceituais. Formas de planejamento e as ações necessárias para a condução do processo de ensino. Tomar decisões sobre a alocação de recursos para prosseguir com estratégia nas organizações escolares. Relação profissional de Treinamento x Treinando.
Gestão e organização do trabalho pedagógico: políticas públicas e projeto pedagógico. Participação e gestão democrática escolar: conceitos, potencialidades e possibilidades de gestão democrática na educação. Atividades da organização: marketing, finanças, produção, recursos humanos Modalidades de participação da comunidade escolar numa construção da escola ideal.
Ementa: Questões da contemporaneidade no processo de ensino e aprendizagem. Diálogo com pesquisas concluídas e em processo que refletem sobre questões referentes ao momento contemporâneo, envolvendo assuntos pertinentes aos direitos fundamentais, diversidade cultural, educação ambiental e tecnologia da informação e comunicação.
Ementa: O papel, formação e os desafios do coordenador educacional. O coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer? Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: trabalho integrado. Gerenciar as dificuldades do dia a dia. Autonomia para gerenciar suas funções.
Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de um projeto. Análise de investimentos. Indicadores econômicos de projetos e custos.
Formulação de um problema de pesquisa. Construção do conhecimento científico e redação de projeto e monografia. Processo de realização de uma pesquisa: o projeto elaborado, a revisão de leitura, coleta de dados e os principais instrumentos para a realização da pesquisa.
Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.
Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.
Documentação necessária
- Identidade e CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Residência
- Diploma de Graduação
- Histórico da Graduação
- Foto 3×4
Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
- 24x de R$ 319,90 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 457,00
- *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.