MBA em Gerenciamento de Projetos
Turmas
Objetivos
Desenvolver Competências na Área de Gerenciamento de Projetos Através de Práticas, Ferramentas, Técnicas e outros itens relevantes amplamente reconhecidos.
Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto.
Gerenciar a Equipe do Projeto.
Administração de Contrato.
Interação de Grupos de Processos.
Conhecimento dos Processos de Gestão: Atividades de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento e Fechamento de um Projeto.
Perfil do Especialista
O aluno concluinte deste curso estará habilitado a:
Atuar em gerenciamento de projetos;
Gestão de equipes, administrar responsabilidades, promover um ambiente colaborativo;
Desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em projetos;
Trabalhar a inteligência emocional da equipe, realizar supervisão, coordenação e orientação técnica; elaborar e coordenar treinamentos;
Analisar sistemas de produção, realizar gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, mensuração e gerenciamento de custos;
Promover a melhoria da qualidade e gestão de pessoas;
Gerenciar mudanças, estabelecer políticas e estratégias de desenvolvimento da empresa.
Programa
Carga Horária: 360h
Conceitos de projetos. Atualização PMBOK – 7ª edição: Mudança no padrão de gerenciamento de grupos de processos para gerenciamento por princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento. Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto.
Desenvolver o termo de abertura do projeto. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto. Monitorar e controlar o trabalho do projeto. Realizar o controle integrado do projeto. Encerrar o projeto ou fase. Coletar os requisitos. Planejar o gerenciamento do escopo. Definir o escopo. Estrutura Analítica do Projeto. Validar o escopo. Controlar o escopo.
Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle de custos. Plano de Custos. Estimativa de Custos. Desenvolver orçamento. Controle de custos. Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.
Gerenciamento da Qualidade. Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos.
Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto). Estimar os Recursos das Atividades. Adquirir Recursos. Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe. Controlar os Recursos. Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.
Planejamento das comunicações / Distribuição das informações / Relatório de desempenho / Comunicação interativa / Comunicação ativa / Comunicação passiva / A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas / Necessidades de informações internas / Necessidades de informações externas / Identificar partes interessadas e suas informações / Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Matriz das Comunicações versão 5W2H.
Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira; Objetivos do Planejamento de Carreira. Tipos de Carreira. Carreira como estratégia de retenção. Modelos de Programas de Carreira. Casos práticos. Estruturas de carreira. Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes. Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Talentos e Competências. Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades. Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Fases, Entregas e Melhoria contínua. Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.
Planejamento de compras e aquisições. Planejamento de contratações. Documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores. Seleção de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado. Administração de contrato – gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias.
Identificar as partes Interessadas – stakeholders. Clientes do projeto. Patrocinador. Gerente de projeto. Equipe do Projeto. Fornecedores internos e externo. Escritório de Projetos. Processos de gerenciamento das partes interessadas. Planejar o engajamento das partes interessadas. Ferramentas de Gerenciamento das partes interessadas. Modelos de Gerenciamento das partes interessadas. Saídas dos processos de gerenciamento das partes interessadas. Conteúdos e estruturas. Modelos, métodos e artefatos. Aspectos de Sucessos no projeto – foco no valor.
Definição da atividade. Sequenciamento de atividades. Estimativa de recursos da atividade. Estimativa de duração da atividade. Desenvolvimento do cronograma. Controle do cronograma. MS – Project no gerenciamento de Projetos. Medições de desempenho do projeto. Análise de cenários. Ciclo de Vida projeto. Fases e gerenciamento das entregas.
O que é Tailoring. Mindset ágil. Tipos de abordagens de gestão de projetos. Abordagens ágeis (Agile Project Management, Scrum, Kanban, XP, SQUAD, Design Sprint) x Abordagens tradicionais (Prince2, PMBOK). Tailoring em abordagens de projetos tradicional e ágil. Aplicando Tailoring para criar uma metodologia de gestão. O que é um modelo híbrido. Integrando um modelo tradicional e ágil. Criando um modelo híbrido de gestão de projetos.
EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.
Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. / Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; Criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; / Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint./ Release – Concluindo e validando um Projeto.
Análise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.
Processo de inovação e identificação de soluções para um problema, Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do indivíduo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas. Imersão, Análise e síntese. Perspectivas dos resultados. Prototipagem
Complexidade e Incertezas do projeto. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas. Análise qualitativa de riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas a riscos. Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar. Monitoramento e controle de riscos. Matriz de probabilidade e impacto. Diagrama da árvore de decisão.
Planejamento através de ferramentas de analise financeiras no processo de tomada de decisões. Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital. Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade. Análise de investimento quanto ao risco-retorno. Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.
Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.
Escritório de Projetos. Tipos de PMO.
Processos do PMO. Princípios para implantação de um PMO. Estrutura organizacional de apoio aos projetos. Funções: normatização, educação, operação e controle. Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios. Modelos de maturidade. Análise comparativa entre Modelos de Maturidade.
Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.
Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.
Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.
Documentação necessária
- Identidade e CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Residência
- Diploma de Graduação
- Histórico da Graduação
- Foto 3×4
MBA em Gerenciamento de Projetos
- 24x de R$ 445,20 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
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*Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 25% no valor total do curso