MBA em Seguros
Turmas
Objetivos
Qualificar pessoas para a gestão de empresas e negócios de seguros a partir da transmissão de conhecimentos teórico e práticos, pela identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas e profissionais de sucesso na própria área ou em áreas correlatas, oferecendo uma formação de excelência técnico-acadêmica, com importante contribuição para a sociedade.
Perfil do Especialista
Profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar em seguradoras, empresas de previdência complementar, capitalização, corretoras de seguros ou prestadores de serviço do mercado de seguros.
Programa
Carga Horária: 360h
Conceituação dos negócios de seguros. Canais de distribuição em seguros. Características dos negócios de seguros. O papel dos agentes de mercado. Seguradoras. Operadoras de Saúde Suplementar. Empresas de Previdência Complementar Aberta. Empresas de Capitalização. Corretoras de Seguros. Características da administração dos negócios de seguros.
Responsabilidade Civil. Conceitos de Objetividade e Subjetividade. Ordenamento jurídico do país. Personificação das sociedades. Contrato social. Novo Código Civil. Código de Defesa do Consumidor. Práticas abusivas e ilícitas do comércio. Aspectos jurídicos da gestão. Contencioso. Propagandas enganosas. Aspectos contratuais. Consequências da comercialização.
Aspectos regulatórios da operação de seguros em relação ao Compliance, Lavagem de Dinheiro e Fraudes. Os impactos das fraudes em seguros. Iniciativas das seguradoras, operadoras e do mercado em relação ao Compliance. Regulação e supervisão da SUSEP.
Conceitos, Processos e Escolas. Desenvolvimento de Visão Estratégica. Análise de setor e de posição competitiva. Modelo SWOT. Estratégias Competitivas Genéricas. Análise da Concorrência. Gestão de Portfólio e Alocação de Recursos. Desenvolvimento da Estratégia Corporativa, de Negócios. Estrutura de um Plano de Negócios. Por que fazer um PN? Seções de um Plano de Negócios. Descrição e apresentação da empresa Plano de gestão de pessoas. Plano de marketing. Plano operacional. Plano financeiro. Construção de indicadores e metas. Características funcionais das diferentes áreas da empresa. Elaboração de Planos de Negócios para empresas de seguros.
Conceito de Venda (Compra). Perfil do consumidor de seguros. Buyer Personas. Influências no Processo de Abordagem, Captação, Negociação e Fechamento. Montagem do Quadro de Influências. Tipos de Competição. Estruturação do Funil de Vendas. Construção da jornada do cliente ao longo do Funil de Vendas. Estratégias tradicionais e digitais. Estratégias de Prospecção Multivariadas.
Fundamentos da Gestão de Riscos Corporativos. Processo de gerenciamento de riscos sem seguros. Processo de Subscrição de Riscos pelas Seguradoras. Alternativas para Aceitação de Riscos. O papel da inspeção de riscos. Precificação de Seguros.
Operações de seguros. Características das operações de seguros. Introdução à gerência de projetos. Desdobramento dos objetivos estratégicos em iniciativas e em portfólio de projetos. Processos e Projetos Organizacionais; Fases do Projeto; Controle de Atividades; Normas para Gestão de Projetos; Ferramentas para Gerenciamento de Projetos; Planos de Projetos. Projetos de produtos de seguros. Interfaces técnicas, regulatórias, tecnológicas e comerciais nos projetos de seguros. Construções das operações de seguros.
Conceitos sobre Marketing. Histórico e evolução do Marketing. Marketing Mix e seus desdobramentos. Marcas. Marketing estratégico. Marketing do 1.0 ao 3.0. Matrizes de Marketing. Estratégias de Marketing em Seguros. A evolução do setor de serviços na economia. Características de sistemas de serviços. Análise do encontro de serviços. A comunicação nas empresas de serviço. Estratégia de empresas – a visão de serviços. Projetos do serviço e comunicação com os diferentes participantes do processo. Qualidade de Serviços. Produtividade em Serviços. Excelência no atendimento aos clientes. Planejamento Estratégico do Atendimento. Sistema de informações e monitoramento (Relatórios e Estatísticas).
Histórico e evolução da saúde suplementar no Brasil. Lei 9656/1998. Estrutura do mercado de saúde suplementar no Brasil. Regulação do setor. Agência Nacional de Saúde Suplementar. RN´s e demais normativos que regulam o setor. Segmentação e Tipos de operadoras. Tipos de Planos de Saúde e Odontológicos e suas características. Comercialização e subscrição de planos de saúde e odontológicos. Judicialização. Desafios para a saúde suplementar.
Regimes de previdência no Brasil. Regime Geral de Previdência Social – RGPS ou pelo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS. Previdência Social – Histórico, evolução e diagnóstico. Reforma da Previdência. Previdência Complementar – Aberta e Fechada. Diferenças entre modelos de repartição e de capitalização. Produtos de previdência. Planos instituídos e patrocinados. Planos individuais. Características, benefícios fiscais e métodos de tributação. Perspectivas.
Técnicas de apresentação e condução de reuniões presenciais ou remotas. Liderança na condução de reuniões. Definição de objetivos principal e secundários. Planejamento e gestão do tempo. Preparação de pauta. Preparação de materiais de apresentação e de apoio. Linguagens e comunicação oral e corporal. Utilização de recursos digitais e tradicionais. Avaliação dos resultados.
Histórico e evolução. Terminologia. Estruturas de resseguro proporcionais e não proporcionais. Estudos de caso. Tipos de contratos de resseguro. Aplicações do resseguro para as diversas estratégias dos seguradores. Vantagens e desvantagens do resseguro. Legislação aplicada ao resseguro no Brasil. Resseguro no Mundo.
Seguros de Riscos de Engenharia. Coberturas básicas, especiais e adicionais. Aspectos particulares dos seguros. Responsabilidade Civil do Construtor. Seguros de Garantia Setor Público e Setor Privado. Modalidades dos Seguros de Garantia. Critérios de subscrição de garantias.
Seguros de Pessoas – definições. Coberturas de risco e principais modalidades. Coberturas por sobrevivência. Produtos de seguros de pessoas. Seguros de Vida (Morte Natural e Acidental). Seguros de Invalidez por Acidente e Doença. Conceito de Majoração de coberturas. Seguros para Doenças Graves – Antecipação. Seguro funeral e assistência funeral. Seguro prestamista. Seguro viagem. Fundamentos de subscrição e noções de regulação.
Características do Seguro de RC. Fundamentos Legais e Legislação Aplicável. Bases Ocorrência versus Reclamação – Aplicação e Prescrição. Conceitos de Danos Materiais e Corporais. Caracterização dos Terceiros e Possíveis Enquadramentos. Condições Gerais do Seguro de RC Geral. Modalidades Mais Comuns. A Importância das Informações para o Seguro (Questionários Específicos). A Questão do Contratante e do Contratado – Aplicabilidade do Seguro de RC.
Seguros de Automóveis. Coberturas e serviços. Questionários de perfil, subscrição de riscos automatizada. Crivos de subscrição. Desenvolvimento de produtos. Construção de tarifas de preços. Mercado de seguros de automóveis e massificados de RE no Brasil., Política e Processo de Aceitação, Estrutura do contrato de seguros – Condições Gerais.
Conceitos básicos e aspectos gerais dos seguros transportes. Seguro do embarcador e do transportador. Transporte nacional e internacional. Coberturas do seguro de transporte. Cláusulas específicas. Tipos de averbação. Sinistros e resseguro.
Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos para a área de seguros. Metodologias de seleção de pessoal para seguradoras e corretoras de seguros Perfis das pessoas. Gestão estratégica de pessoas para as equipes técnicas e comerciais em seguros. Construção de trilhas de conhecimento. Treinamentos e desenvolvimento técnico e comercial em seguros. Gestão de equipes técnicas. Gestão de equipes comerciais. Construção do clima de equipe e clima organizacional. Perfis da liderança e das equipes. Segmentação de mercado. Estabelecimento de metas. Orçamentação e planejamento de vendas. Estrutura de remuneração e premiações. Avaliações de desempenho.
Princípios Básicos do Seguro. SNSP e CNSP. Tipos de Seguros, Disposições Contratuais. Mecanismos de Pulverização do Risco. Processo de Sinistro. Noções Básicas sobre os Principais Ramos de Seguros.
Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa e monografia / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.
Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.
Documentação necessária
- Identidade e CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Residência
- Diploma de Graduação
- Histórico da Graduação
- Foto 3×4
MBA em Seguros
- 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
- *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.