MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade

MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade

Turmas

A distância - AO VIVO
A distância - ONLINE

Objetivos

Permitir que o aluno compreenda os conceitos da qualidade e da gestão de processos, com uma produção enxuta, observando cadeia de valor em relação a melhorar o desempenho da empresa em suas atividades de gestão.

Perfil do Especialista

O perfil do aluno do MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade deve ser capaz de promover a melhoria contínua dos processos, com foco em eliminar desperdícios e aumentar os resultados, através de ferramentas avançadas de análise e solução de problemas. Nesse contexto, o aluno deve:
Ser capaz de criar um ambiente propício a implantação de mudanças e melhorias contínuas, com pessoas envolvidas no pensamento Lean Seis Sigma;
Gerenciar recursos produtivos conforme os conceitos de Seis Sigma;
Analisar, identificar, planejar, utilizar ferramentas e técnicas para implantação de melhorias com a visão de eliminar desperdícios e aumentar os resultados;
Planejar, avaliar, implementar, gerenciar e manter processos produtivos envolvendo conhecimentos nas mais diversas áreas de competência;
Ser capaz de gerir equipes multifuncionais, resolvendo conflitos e atuando para que haja sinergia em grupos de trabalho;
Ser capaz de identificar possibilidades e limitações, propondo soluções para os problemas detectados nos projetos seguidos, aplicando os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes na área;
Ser capaz de aplicar métodos e ferramentas avançadas do Lean e Six Sigma para otimização dos processos, eliminando trabalho sem valor agregado

Programa

Carga Horária: 369h

Mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua.

Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do indivíduo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas.

Introdução à Gestão da Qualidade. Conceitos fundamentais de qualidade. Evolução histórica da gestão da qualidade. Benefícios da implementação de sistemas de gestão da qualidade. Normas ISO de Gestão da Qualidade. ISO 9000: Estrutura, requisitos e benefícios. ISO 9001: Requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Processo de certificação ISO 9001. Modelos de Excelência em Gestão. Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Modelo Malcolm Baldrige. Comparação entre os diferentes modelos de excelência. Ferramentas da Qualidade. Ferramentas estatísticas para análise e melhoria de processos. Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) e diagrama de Pareto. Fluxogramas e diagramas de dispersão. Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Planejamento e estruturação do sistema de gestão da qualidade. Documentação e controle de processos. Auditorias internas e externas. Melhoria Contínua e Inovação Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e suas aplicações.

Introdução às auditorias da qualidade; Auditoria interna como um requisito da ISO 9001; Desenvolvimento do processo de auditoria; Educação e treinamento da equipe de auditoria; Critérios para a qualificação dos auditores; Funções e responsabilidades dos auditores; Atitude do auditor; Metodologia para realização das auditorias; Planejamento e preparação; Reunião de abertura; Desenvolvimento: coleta de evidências; Elaboração de não conformidades; Elaboração do relatório final; Reunião de encerramento; Tratamento de ações corretivas; Conclusões; Estudo de caso (simulação de uma auditoria de qualidade: análise de documentos, coleta de evidências, elaboração de não conformidades, apresentação de relatório final).

O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

Define: Introdução. Contrato de Melhoria. SIPOC. Diagrama direcionador. Measure. Fluxograma. Sistema de medição. Tipos de variáveis. Análise da variação. Gráfico de tendência e causas de variação. Análise de indicadores. Gráficos de frequência: histograma e dot-plot. Estatísticas descritivas. Estatísticas utilizadas para resumir as características mais importantes do conjunto de dados. Gráfico de controle. Capabilidade. Analyse. Introdução: Desenvolvimento de mudanças. Diagrama de causa e efeito. Introdução ao Lean. Desconexões. Balanceamento de linha. Diagrama de espaguete. Value Stream Mapping (VSM). Poka-Yoke. Uso de tecnologia. Uso de criatividade. Correlação entre variáveis. DOE – introdução. Comparação de 2 tratamentos. DOE – experimento fatorial completo. Improve. Teste de mudanças. Control. Implementação de mudanças.

Planejamento de RH, Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, remuneração e departamento de pessoal.

Estrutura organizacional voltada para processos; Papéis e responsabilidades dentro de uma governança de BPM; Escopo de um escritório de processos; Estruturação e evolução de um escritório de processos; Roadmap de um programa de BPM.

Treinamento e Desenvolvimento: definição conceitual e objetivos. A importância do Treinamento e Desenvolvimento na estrutura dos processos e no contexto organizacional atual. O Treinamento e Desenvolvimento atuando como premissa para o incremento do capital humano e intelectual na Organização. O Treinamento e Desenvolvimento e a melhoria no resultado organizacional. Visão sistêmica de Treinamento e Desenvolvimento. Diagnóstico de T&D. Os métodos e as técnicas de treinamento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. A pesquisa e a definição do conteúdo programático. Os indicadores de resultados do processo de Treinamento e Desenvolvimento. A avaliação de resultado e sua importância para a percepção do Treinamento como investimento. A Educação e as Universidades corporativas. Educação Corporativa e Universidades Corporativas. Metodologias Ativas. Pedagogia, Andragogia, Heutagogia. Aprendizagem ao Longo da Vida. Coaching e Mentoring como apoio ao Desenvolvimento.

Ênfase em ambientes de BI, Alguns de seus processos e formas de Análise. Business Intelligence & Data Driven Orgs. Re-Visão sobre Arquitetura em Analytics. Gerando Insights. Técnicas de Visualização. Tipos, estilos e usos de gráficos. Técnicas de Desenho de Painéis (Dashboards, Storytelling).

Estatística e Minitab para Six Sigma. Sistema de medição. Validação do sistema de medição. Curva de distribuição normal e curvas de distribuição não normal. Dados contínuos e dados discretos. Estudo das oportunidades de defeitos Limites de especificação superior e Inferior. Coleta de Dados. Gráficos no Minitab: Gráfico de Pareto. Diagrama de causa e efeito. Histograma. Diagrama de dispersão. Gráfico de Controle. Cálculo de Z. Capacidade do Processo e Performance do Processo Cp, Cpk Pp, Ppk. Gráfico de controle x tecnologia. Testes de hipóteses com dados contínuos e discretos usando a média ou desvio padrão.
Define: Avaliação dos benefícios do projeto; Seleção do champion e identificação do dono do processo; Project charter; Determinação do objetivo e da meta do projeto; Escopo do projeto; A equipe do projeto; Mapa SIPOC. Requisitos do cliente e do negócio.
Measure: Conceitos básicos do Lean; Mapeamento de processo; Fluxogramas; Mapeamento de fluxo de valor (Value Stream Map – VSM); Mapa de variáveis ;Matriz de Causa e Efeito ;Dados históricos e estratificação; Plano de coleta de dados; Pensamento estatístico; Estatística básica; Controle estatístico do processo (CEP – Avançado); Gráficos de controle e R; Gráficos de controle e S; Gráficos de controle I e AM; Gráficos de controle P e NP; Gráficos de controle U e C; Gráfico de controle de soma cumulativa (CUSUM); Gráfico de controle para pequenos lotes (D-NOM); Análise do sistema de medição – MAS; Rendimento final do processo (Rolled Throughput Yield – RTY). Índices de capacidade do processo. Medindo o nível sigma do processo. Eficácia global dos equipamentos (Overall Equipment Efficiency – OEE). Avaliação e gestão de riscos.
Analyse: Problema verdadeiro. 5 Porquês. Sistema empurrado x sistema puxado. Melhoria de layout. Diagrama de espaguete. Trabalho padronizado. Desenho do mapa do estado futuro. Identificação de gargalos e restrições. Balanceamento do processo. Diagrama de causa e efeito. Análises gráficas. Cartas Multi-Vari. Teorema do limite central. Intervalos de confiança. Testes de Hipóteses. Transformação de dados. Correlação e Regressão. Regressão logística binária.
Improve: Seleção de solução. Planejamento de experimentos (DOE). Planejamento fatorial completo. Planejamento fatorial fracionário. Método da superfície de resposta. Método da ascendente ou descendente de maior inclinação. Análise do modo de falha e efeitos (FMEA). Pilotando soluções. Condução de implementação de soluções.
Control: Introdução ao controle. Documentação. Padronização, treinamento e auditorias. Autocontrole. 5S`s. Gerenciamento visual. Plano de controle. Controle estatístico de processo. Implementação do CEP. Poka-yoke. Integração com o processo e Validação. Análise de equipes. Encerramento do projeto.

Introdução aos conceitos de projetos; Processos de Iniciação; Processos de planejamento; Processos de execução; Processos de controle e monitoramento; Processos de encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração.

Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa e discute a sua importância para a saúde financeira da organização.

Auditorias de Sistemas de Gestão Integrados; Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

Apresenta os elementos básicos da cultura organizacional. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.

Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.